Thelema e o Ocultismo Moderno
A Thelema hoje.
Thelema continuou a se desenvolver e se espalhar após a morte de Crowley.
Em 1969, a OTO foi reativada na Califórnia sob a liderança de Grady Louis McMurtry; em 1985 seu direito ao título foi contestado judicialmente sem sucesso por um grupo rival, a Sociedade Ordo Templi Orientis, liderada pelo Thelemita brasileiro Marcelo Ramos Motta.
Outro Thelemita americano é o cineasta Kenneth Anger, que foi influenciado pelos escritos de Crowley desde tenra idade.
No Reino Unido, Kenneth Grant propagou uma tradição conhecida como Typhonian Thelema através de sua organização,
a Typhonian OTO, mais tarde renomeada para Typhonian Order.
Também na Grã-Bretanha, um ocultista conhecido como Amado Crowley afirmou ser filho de Crowley; isso foi refutado pela investigação acadêmica.
Amado Crowley argumentou que Thelema era uma falsa religião criada por Crowley para esconder seus verdadeiros ensinamentos esotéricos, que Amado alegava estar propagando.
Várias tradições esotéricas ocidentais além de Thelema também foram influenciadas por Crowley, com Djurdjevic observando que "a influência de Crowley no século XX e no esoterismo contemporâneo tem sido enorme".
Gerald Gardner, fundador da Gardnerian Wicca, fez uso de muito do material publicado de Crowley ao compor a liturgia ritual gardneriana, e a bruxa australiana Rosaleen Norton também foi fortemente influenciada pelas idéias de Crowley.
Mais amplamente, Crowley tornou-se "uma figura dominante" na comunidade pagã moderna.
- Ron Hubbard, o fundador americano da Cientologia, esteve envolvido em Thelema no início dos anos 1940 (com Jack Parsons), e tem sido argumentado que as idéias de Crowley influenciaram alguns dos trabalhos de Hubbard.
Os estudiosos da religião Asbjørn Dyrendel,James R. Lewis e Jesper Petersen observaram que, apesar do fato de Crowley não ser um satanista, ele "de muitas maneiras encarna o discurso esotérico pré-satanista sobre Satanás
e o satanismo através de seu estilo de vida e sua filosofia", com sua "imagem e dever" tornando-se uma
"importante influência" no desenvolvimento posterior do satanismo religioso.
Por exemplo, duas figuras proeminentes no satanismo religioso, Anton LaVey e Michael Aquino,
Foram influenciados pelo trabalho de Crowley.