Bem esse artigo tem a mera finalidade de destruir mais uma mentira urbana, (me recuso a usar os termos Mito ou lenda) por tratar de umas das imundas mentiras, que de que foi vitima o saudoso, Mestre Bragolin.
Um artista, desse quilate, destruído, vilipendiado e amaldiçoado por uma farsa caluniosa criada por mentes doentias e abominavelmente fanáticas.
(das quais existiram, e ainda existem).
Bem a quem não souber, digo que esse artista apenas retratava a melancolia infantil, em crianças que choram e que nos despertam iguais sentimentos tristes (principalmente nas pessoas sensíveis e crianças que também choraram de igual tristeza (de fome de não terem aquele brinquedo, de terem pais cruéis, de terem sido abusadas...).
Bem, mas entre a década de 70 e 80(faleceu ele em 1981), houve um acontecimento que sepultou ele como artista, suas obras queimadas em praça publica, as mais bizarras mentiras, um dos mais nefastos esquemas de aviltamento, de quais semelhantes sofreram Edgar Allan Poe, Wilson Simonal, entre outros injustiçados.
Bem um artigo em uma muito referida enciclopédia livre (eventualmente de bom senso) diz:
Bruno Amadio (1911-1981), conhecido popularmente como Bragolin, e também conhecido como Franchot Sevilha, (Giovanni) Angelo Bragolin e J. Bragolin (se você ler a assinatura e, foi o criador do grupo de pinturas conhecido como meninos de chorar. As pinturas apresentam uma variedade de crianças chorosas olhando melancolicamente para a frente. Eles são chamados "meninos ciganos", embora não há nada especificamente ligando-os ao povo Romani. Ele foi um pintor acadêmico treinado, trabalhando no pós-guerra Veneza como pintor e restaurador, produzindo as imagens do menino chorando por turistas. Pelo menos 65 tais pinturas foram feitas sob o nome de Bragolin, reproduções de que foram vendidos no mundo. Na década de 1970 ele foi encontrado vivo e bem-fazer e ainda pintando em Pádua. Alegações de que ele fugiu para a Espanha após a guerra, pintando as crianças de um orfanato local que posteriormente foi queimado, parece ser uma lenda urbana não confirmada.
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Essa foi à versão em inglês por mim traduzido .
Agora vejam que aberração o mesmo verbete na versão em português do Brasil, de um sensacionalismo monstruoso do qual exporei mais a frente.
Esse seria um resumo biográfico, que iniciei nos meus conhecimentos adquiridos:
Bruno Amadio nasceu em Veneza, Itália, em 1911. Ele estudou artes plásticas forma acadêmica, mas mais tarde, desenvolver uma técnica de pinceladas e estilo. Diz-se que em sua juventude se juntou ao fascismo. Também começou um caso com artistas futuristas, liderados por Filippo Tommaso Marinetti. Durante este período artístico, Amadio pintou um quadro que descreve uma mulher linda e graciosa atirar uma flecha de um arco, que de acordo com alguns dados, pode ser pintado em 1941. Aparentemente, Bruno Amadio foi elaborado como um soldado no exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Foi durante essa experiência quando viu o sofrimento das crianças de diferentes aldeias e cidades por causa da guerra. Este hendiría imagem angustiante sensibilidade do artista e, posteriormente, marcar significativamente o seu trabalho. Depois da guerra, ele foi para a Espanha e se instalaram na cidade de Sevilha. Então, aparentemente, viviam em Madrid. Ali é onde começa a usar o pseudônimo de "Giovanni Bragolin" para assinar suas pinturas, retratos de bebês chorões conhecidos, mostrando imagens de crianças em primeiro plano no rosto e busto, que mostram um gesto com grande tristeza escurriéndoles lágrimas visíveis no rosto. Estas imagens foram posteriormente reproduzidas em folhas de papel e mesa e foram comercializados amplamente por muitos países do mundo, especialmente durante os anos 1970 e 1980. Pintou também naturezas-mortas Amadio estilo acadêmico. Estes projectos incluem uma série de naturezas-mortas tipo realista figurativo, com um certo estilo do século XVII, em que os contrastes de luz e sombra em sfumatos dar uma idéia da formação original do artista possível acadêmico. As razões que aparecem em suas vidas ainda são muitas vezes conhecidos frutas e livros. Em ambas as tabelas há uma grande dose de realismo, reflectindo os efeitos da fruta em uma tabela impolutamente envernizada, uma letra e imagem em uma delas, e uma amostra do talento do pintor no momento de fazer a peça de luz e sombra. Aparentemente, um deles poderia ser datada de 1967. Bruno Amadio voltou para a Itália em 1970 e se estabeleceram em uma casa na cidade de Pádua. Algumas pessoas disseram que há algum tempo ele pintou para turistas na cidade e em Florença. Em 1979, ele continuou a pintar de acordo com o testemunho. Bruno Amadio morreu em Pádua em 1981.
ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1980 ao pintar quadros de crianças chorando que foram vendidos em vários lugares do mundo. Também era conhecido como Franchot Sevilha, Bragolin e J. Bragolin. As pinturas apresentam uma variedade de crianças chorosas olhando melancolicamente para a frente. Eles são chamados "Gypsy Boys", embora não há nada especificamente que os ligue ao povo Romani.
Bruno Amadio era um pintor de formação acadêmica e trabalhou na Veneza pós-guerra, produzindo pinturas para os turistas. 27 pinturas dos "Crying Boys" foram feitas sob o nome de Bragolin, e suas reproduções foram vendidas no mundo inteiro. Na década de 1970 ele foi encontrado vivo e ativo, ainda pintando em Pádua.
Trabalhos
Em museus da Europa é possível se encontrar as réplicas e os originais. Ao todo foram 27 quadros pintados com este tema. Bruno Amadio pintou também outros quadros, a maioria entretanto ligado ao estilo natureza morta.
Lenda Urbana
Uma famosa lenda urbana é relacionada principalmente no Brasil, ao nome deste pintor. Diz a lenda que por nunca ter conseguido vender um quadro em sua carreira, o pintor italiano Bruno Amadio decidiu fazer um pacto com o Diabo. Bruno passou a usar o pseudônimo Giovanni Bragolin e não mais pintaria crianças felizes. Passaria a retratar crianças chorando, por circunstâncias retratadas de forma subliminar no próprio quadro. Mais tarde, arrependido, teria implorado para que todos destruíssem suas obras, que só trariam desgraças aos seus donos. Confessou que algumas crianças retratadas traziam a pupila dilatada porque estavam mortas, eram crianças reais, desaparecidas de suas famílias e encomendadas para Satã.Também há alegações de que ele fugiu para a Espanha após a guerra, e teria usado as crianças de um orfanato local (posteriormente incendiado) como inspiração para as pinturas. Há ainda outra lenda de que um bombeiro ao relatar que em incêndios ocorridos na Inglaterra, nos anos 70, estranhamente os quadros não se queimavam. Um jornal da época o THE SUN (famoso por histórias irreais e sensacionalistas) confirmou a historia. O jornal dizia que eram quadros satânicos fruto de pacto demoníaco do pintor Giovanni Bragolin. As pessoas escreviam para o jornal relatando tragédias que ocorreram depois da aquisição de tais quadros, grupos queimavam-no em fogueiras, uma histeria coletiva tomou conta das pessoas na Europa. É claro que todas essas afirmações não provem de fontes seguras, o que as caracterizam simplesmente como boatos.
Um fato que liga o pintor italiano fortemente com o Brasil, é de ele ter, supostamente, ido ao Fantástico (programa exibido aos domingos pela Rede Globo) ceder uma entrevista nos anos 80, onde teria implorado para que as pessoas que tivessem seus "Crying Boys" em suas casas, os queimassem. Mas, no entanto, nunca houve uma prova de que a entrevista realmente existiu. Por mais que se procurem vídeos no youtube ou registros escritos, nunca nada foi encontrado que comprovasse a entrevista.
A vida de Bragolin foi com certeza uma polêmica. Não há sites que indiquem clara e convictamente onde ele nasceu, de quem era filho, onde passou sua infância. Tudo que se sabe é sobre sua misteriosa lenda urbana.
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Algumas mentiras detectadas:
1 - Não existe vinculo das crianças com o povo cigano.
2 - jornal The Sun é especialista em fofocas
3 –diz a mentira urbana que ele foi no Fantástico,dar uma entrevista, mas não existe a entrevista e se houve, logico que existiriam gravações , por que logo no Fantástico , sendo que existem programas semelhantes ou mesmo melhores(a BBC de londres , a Rai da Itália , já que ele é italiano , a Le monde , da frança ) será que a globo é maior do que estas? Detalhe a Globo internacional ainda não existia! Por mais que se procurem vídeos noYoutube ou registros escritos, nunca nada foi encontrado que comprovasse a entrevista.
4 A historia (ainda apócrifa) de que ele quando jovem teria entrado no exército de Mussolini , explica-se pelo fato de a Itália estar em guerra na segunda guerra mundial,
se o brasil quando no comando do ditador Getúlio tivesse se unido ao eixo do mal (Japão ,Alemanha e Itália) os pracinhas teriam sido vilões ao invés de heróis.
5 Serviço militar é isso crianças!
6 Diz que são criança mortas, agora qualquer pais o teria prendido, no entanto ele continuou pintando ate morrer em 81 aos quase 100 anos completos(lembre-se que la fora a lei funciona) e isso nunca foi noticiado ,no entanto na mesma época Jim jones causou o suicídio coletivo , e esse fato virou uma noticia mundial, se bragolin tivesse mesmo algo a ver , com a morte das crianças teria tido prisão perpetua ou pena de morte, mas repito ele continuou como um cidadão comum até sua morte.
7 Diz que os quadros causam incêndio, detalhe os originais estão em museus, e não chegou nenhuma noticia de que esses museus se incendiaram .tem ate gente tirando fotos de casa pegando fogo, mas que ficaria em sã conciencia dentro de uma casa pegando fogo pra mostrar que foi um quadro? Pra mim foi feito baseada em truque e charlatanismo, ah ilusionismo pode servir pra isso também..
8 Diz que as crianças estão mortas por causa da pupila dilatada, alias se um ser estiver numa sala com pouca luminosidade as pupilas dilatam,inclusive drogas também dilatam as pupilas e doenças podem fazer isso.
9 Um dos quadros diz que uma das crianças e engolida por um peixe, qual a especie de peixe ?! , pintar um quadro desse e preciso de tempo , o peixe se estivesse mesmo engolindo teria que ser em câmera lenta...
Algo nestas telas que sofrem, nestes rostos desolados de crianças tristes pedindo simpatia e que fez este presente foi bem recebido e colocado no melhor lado da casa, ao lado do retrato da Virgem Maria e do Menino Jesus. E, claro, no quarto das crianças, para velasse seus sonhos. Para muitos ainda eram de bênção, porque olhando para eles cuidadosamente desenvolvido sentimentos de tristeza, abandono de inocência e excitação produzida no coração das mães.
Steve Punt, um escritor britânico e comediante, investigou a maldição do menino chorando em uma produção de rádio PI BBC Four chamado Punt. Embora o programa é cômico na natureza, Punt pesquisou a história da pintura menino chorando.
A conclusão do Programa, Após testes no Building Research Establishment, é que as impressões foram tratados com um algum verniz anti- algum fogo e que a corrente segurando a pintura na parede seria o primeiro a consumir ,quando o quadro caia com a imagem pra baixo resultando em face de pouso pintura no chão e Assim sendo protegido,e também por ser usado um tipo de papelão grosso.
Possivelmente quando Bruno Amadio pintada no período do pós-guerra que terrível, nunca imaginou que os rostos das crianças iria transformar seu trabalho em um mito desprezível, e que seria injustamente pela eternidade relacionado ao mal,
Curiosamente ouvi que existe atualmente uma boa supertição de que os quadros também protegem as crianças.
E que dão sorte .
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