Essa pagina está sendo descontinuada gradualmente.
Todo o material esta sendo transferido para um novo site.
Devido a inúmeros bugs, decorrentes da pagina
A gestão preferiu começar do zero,
Ou ficaríamos num trabalho de Sisifo:
A cada segundo tendo que fazer manutenções,
E nos afastando do primordial motivo:
Manter vivo o Legado de Claude Forgeron e sua Obra,
Alem de outros conteúdos.
Não foi fácil tomar a atual decisão, mas foi a única de fato a ser tomada.
Mas foram encontradas outras matérias que se perderam aqui, e estão presentes na nova pagina.
Não poderíamos deixar de agradecer a todos que visitaram a pagina durante esse tempo todo e os esperamos na nova e melhor versão dessas pagina.
A Gestão.
Attention
due to obsolescence This page is being phased out gradually. All material is being transferred to a new site. Due to numerous bugs, arising from the page Management preferred to start from scratch, Or we would be left with a work of Sisyphus: Every second having to do maintenance, And moving away from the primary reason: Keeping alive the Legacy of Claude Forgeron and his Work, In addition to other content.
It was not easy to make the current decision, but it was the only one to actually be made.
But other materials were found that were lost here, and are present in the new page.
We couldn't help but thank everyone who visited the page during this whole time and we look forward to seeing you in the new and better version of these pages.
The management.
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Agradecimentos aos visitantes ,caso você não fale o idioma português ,use o google tradutor
" Aus langehegten,tiefgefuehlkten Schmerzen Wand sichs empor aus meinen innern Herzen Es fest zuhalten hab ich lang gerungen Doch weiss ich dass zuletzt es mir gelungen Des Werkers Leben koennt ihr nie gefaehrden Ausfhalten koennt ihrs, ninmer mehr vernichten Ein Denkmahl wird die Nachwelt mir errichten."
Arthur schopenhauer Tradução: Das dores longamente cultivadas e profundamente sentidas,ela nasceu de meu coração. Quanto lutei para consegui-lo,mas afinal tenho a certeza de que não foi em vão. Podeis,por isso portar-vos como quiserdes, que a vida de minha obra jamais ha´de periclitar. Podeis detê-la, mas nunca destruí-la. um monumento erguer-me-a´ a posteridade.
"As pessoas de notoriedade intelectual costumam estar à frente de seu tempo. Certamente Claude subverte essa lógica e prova que não se atinge a vanguarda apenas olhando pra frente. Ele se notabiliza intelectualmente, não por antecipar o que há de melhor no futuro, mas por representar o que há de melhor no passado. Assim, como uma personagem pinçada de uma novela de época, Claude nos comtemporiza tal como alguém que ficou congelado numa câmara criogênica por 200 anos e, de repente, circula nesse mundo de velhas novidades. É o poeta remanescente e extemporâneo, representante legítimo do simbolismo poético com todo seu rigor estético. Uma figura singular, admirável.
Sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI. O relato da vida de Buda está cheia de fatos reais e lendas, as quais são difíceis de serem distinguidas historicamente entre si.
O príncipe Sidarta nasceu na cidade de Lumbini, em um clã de nobres e viveu nas montanhas do Himalaia, entre Índia e Nepal. Seu pai, era um regente e sua mãe, Maya, morreu quando este tinha uma semana de vida. Apesar de viver confinado dentro de um palácio, Sidarta se casou aos 16 anos com a princesa Yasodharma e teve um filho, o qual chamou-o de Rahula.
História do Budismo
Aos 29 anos, resolveu sair de casa, e chocado com a doença, com a velhice e a com morte, partiu em busca de uma resposta para o sofrimento humano. Juntou-se a um grupo de ascetas e passou seis anos jejuando e meditando. Durante muitos dias, sua única refeição era um grão de arroz por dia. Após esse período, cansado dos ensinos do Hinduísmo e sem encontrar as respostas que procurava, separou-se do grupo. Depois de sete dias sentado debaixo de uma figueira, diz ele ter conseguido a iluminação, a revelação das Quatro Verdades. Ao relatar sua experiência, seus cinco amigos o denominaram de Buda (iluminado, em sânscrito) e assim passou a pregar sua doutrina pela Índia. Todos aqueles que estavam desilusionados pela crença hindu, principalmente os da casta baixa, deram ouvido a esta nova faceta religiosa.
Como todos os outros fundadores religiosos, Buda foi deificado pelos seus discípulos, após sua morte com 80 anos.
Prática de Fé do Budismo
O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida.
Também creêm na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura,e que consiste fundamentalmente no ensinamento de como, pela conquista do mais alto conhecimento, se escapa da roda dos nascimentos e se chega ao nirvana.
Por volta do séc. III separaram-se dois ramos diferentes do budismo: o budismo hinaiana e o budismo maaiana.
Budismo hinaiana ou Terevada. Ramo ortodoxo do budismo, também chamado pequeno veículo, e que se espalhou pelo S. da Ásia.
Budismo maaiana.. Ramo do budismo, também chamado grande veículo, difundido principalmente por todo o N. da Ásia, e que se opõe ao budismo primitivo por considerar que, muito embora a aspiração final deva ser o nirvana, deve este, por compaixão, ser adiado, a fim de que o sábio possa dedicar-se a ensinar aos outros o caminho da salvação.
A doutrina do Budismo é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
A existência implica a dor -- O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos.
A origem da dor é o desejo e o afeto -- As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento.
O fim da dor -- só é possível com o fim do desejo.
A Quarta Verdade -- se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:
Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda.
Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.
Linguagem correta: A pessoa não deve mentir, enganar ou abusar de ninguém.
Comportamento correto: A pessoa não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais.
Modo de vida correto: O modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém.
Esforço correto: A pessoa deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua.
Desígnio correto: A pessoa deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor.
Meditação correta: Ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, a pessoa deve entrar nos quatro gráus da meditação, que são produzidos pela concentração.
Missões do Budismo
Um dos grandes generais hindus, Asoka, depois do ano 273 a.C., ficou tão impressionado com os ensinos de Buda, que enviou missionários para todo o subcontinente indiano, espalhando essa religião também na China, Afeganistão, Tibete, Nepal, Coréia, Japão e até a Síria. Essa facção do Budismo tornou-se popular e conhecida como Maaiana. A tradicional, ensinado na India, é chamado de Teravada.
O Budismo Teravada possui três grupos de escrituras consideradas sagradas, conhecidas como “Os Três Cestos” ou Tripitaka:
O primeiro, (Cesto da Disciplina), contêm regras para a alta classe.Vinaya Pitaka
O segundo, Sutta Pitaka (Cesto do Ensino), contêm os ensinos de Buda.
O terceiro, Abidhamma Pitaka (Cesto da Metafísica), contêm a Teologia Budista.
O Budismo começou a ter menos predominância na Índia desde a invasão muçulmana no século XIII. Hoje, existem mais de 300 milhões de adeptos em todo o mundo, principalmente no Sri Lanka, Mianmá, Laos, Tailândia, Camboja, Tibete, Nepal, Japão e China. Ramifica-se em várias escolas, sendo as mais antigas o Budismo Tibetano e o Zen-Budismo. O maior templo budista se encontra na cidade de Rangoon, em Burma, o qual possui 3.500 imagens de Buda.
Teologia do Budismo
A divindade: não existe nenhum Deus absoluto ou pessoal. A existência do mal e do sofrimento é uma refutação da crença em Deus. Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos espirituais e transcendentais.
Antropologia: o homem não tem nenhum valor e sua existência é temporária.
Salvação: as forças do universo procurarão meios para que todos os homens sejam iluminados (salvos).
A alma do homem: a reencarnação é um ciclo doloroso, porque a vida se caracteriza em transições. Todas as criaturas são ficções.
O caminho: o impedimento para a iluminação é a ignorância. Deve-se combater a ignorância lendo e estudando.
Posição ética: existem cinco preceitos a serem seguidos no Budismo:
proibição de matar
proibição de roubar
proibição de ter relações sexuais ilícitas
proibição do falso testemunho
proibição do uso de drogas e álcool
No Budismo a pessoa pode meditar em sua respiração, nas suas atitudes ou em um objeto qualquer. Em todos os casos, o propósito é se livrar dos desejos e da consciência do seu interior.
Contrastes entre o Budismo
(Halverson, The Compact Guide to World Religions)
Budismo Teravada
Budismo Maaiana
Deus, Jesus
Nirvana, um vazio. Buda não conclama ter um relacionamento especial com Deus, de fato, Buda não considera a verdade da existência de Deus ser importante(Um Deus impessoal), porque ele não é o caminho para escapar do sofrimento.
Existe só um Buda.
Alcança-se o estado de iluminado sozinho.
Nirvana, e também uma excência de Buda. Existem muitos bodhisattva. Vêem Buda como uma manifestação histórica do universo absoluto.
Podem existir muitas manifestações da excência de Buda.
Bodhisattva pode ajudar as pessoas e transferir seus carmas extras para quem procura.
Sofrimentos
Nós sofremos porque nós desejamos, o caminho para eliminar o sofrimento, eliminando o desejo.
Idem Teravada
A Solução
Cessar todo o desejo para concretizar a inexistencia do ego.
Conhecer a natureza do Buda dentro de sí.
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Os meios
Auto-confiança. Nós temos que seguir o Caminho e obter mérito do carma
Auto-confiança. Os meios variam de seguir o caminho Iluminado,esvaziar a mente, prover mérito executando rituais, para perceber a natureza de Buda dentro de si, dependendo dos méritos de um bodhisattva.
O Pecado
Pecado ou quebra de preceitos morais não tem consequências verticais (Deus), são somente momentos de ignorancia e do carma, podem levar a várias vidas, sendo pela lei do carma inevitáveis.
Idem
O resultado
Entrar no nirvana onde o ego é extinguido.
"Nirvana é um lugar do nada, do vazio"
Esforços humanos. Apenas o homem pode salvar a si próprio
O resultado varia de tornar-se um um bodhisattva para guiar outros, a entrar no nirvana, recusa-se a entrar no nivana em favor dos outros.
Esforços humanos. Apenas o homem pode salvar a si próprio
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Resumo
Reencarnação. Karma. Sofrimento universal é causado por necessidades (cobiças), que podem ser eliminadas pelo "Caminho Óctuplo" do Buda de auto-afirmação. Embora Buda se auto-declara homem, com o tempo, os seus seguidores o fizeram um deus
Reencarnação. Karma. Sofrimento universal é causado por necessidades (cobiças), que podem ser eliminadas pelo "Caminho Óctuplo" do Buda de auto-afirmação. Embora Buda se auto-declara homem, com o tempo, os seus seguidores o fizeram um deus
Existem outros ramos do Budismo, zen-budismo,usa técnicas de meditação, "Pure Land",tem sua fé em Amitabha ou Amida Buda e por repetir a frase "Namu-Amida-Butsu", Vajrayana derivado do hinduismo, usa técnicas de ocultismo e é predominante no Tibet, tendo como símbolo principal o Dalai Lama, ele é considerado a décima quarta reencarnação de Avalokiteshvara, o bodhisattva. As escrituras sagradas dos Vajrayana são os Kanjur(108 volumes) e os Tanjur(225 volumes). Existe também uma versão popular do budismo que é basicamente espírita, crê que as pessoas são influenciadas por espíritos.
Enquanto construía um teatro para o Dalai Lama, um dos trabalhadores de Heinrich Harrer matou acidentalmente uma minhoca no filme "Sete Anos no Tibet". A construção praticamente parou. "Não fira mais minhocas" disse um dos trabalhadores a Harrer, representado por Brad Pitt. "Numa vida passada, esta pobre minhoca poderia ter sido a sua mãe". Essa crença na reencarnação é uma das características do budismo, embora não seja de modo nenhum a mais importante. Notável no budismo é também sua crescente popularidade nos Estados Unidos. Três filmes com temáticas budistas foram "Sete Anos no Tibet"; "Red Corner", estrelado por Richard Gere e "Kundun".
Várias celebridades são bem conhecidas por suas crenças e práticas budistas, entre elas, a cantora Tina Tuner , a atriz Cláudia Raia que disse em uma entrevista "Sou budista há 13 anos. A primeira coisa que eu e o Edson (Celulari) fizemos quando chegamos da maternidade foi levar nosso filho, Enzo, ao altar e oferecê-lo a Buda."
No Brasil, nas estatísticas, muitos budistas aparecem como católicos, o ex-governador do Espírito Santo Vítor Buaiz é um exemplo, ele se identifica como católico, mas frequenta o Mosteiro Zen-Budista em Ibiraçu, perto da capital capixaba.
O mesmo faz a fotógrafa e cinegrafista carioca Paula Canella, 36 anos, que é católica, acredita em Deus e, eventualmente, faz oferendas para Buda no pequeno altar em sua casa, outro exemplo é Michel Rimpoche,o brasileiro de 19 anos considerado a reencarnação de um lama tibetano, outros simpatizantes são Elba Ramalho, cantora, Gilberto Gil, cantor e Sílvia Pfeifer, atriz e modelo.
Preocupações com a libertação do Tibet da China, como também matérias de capa de revistas como Time, têm colocado o budismo em destaque. Diz o professor budista Jagad Guru Paramahamsa. "É legal, moderno, progressista ser espiritual. Mas sem Deus.".
O recente livro do Dalai Lama sobre como alcançar felicidade duradoura, ocupou a lista dos best-sellers durante um ano. O último título, Ética Para um Novo Milênio (Riverhead, 1999), foi elogiado por alguns críticos literários, porque ele proclama a tolerância e paz sem religião.
Num trabalho de revisão do Chicago Tribune, o crítico Richard Bernstein disse que a mensagem de espiritualidade do Dalai Lama sem a divindade é "o caminho perfeito para satisfazer a fome espiritual do povo que vive numa era científica e secularizada." O Budismo, que tem 358 milhões de seguidores em todo o mundo, é não teísta. Ele tem o foco não no relacionamento do indivíduo com Deus, mas no progresso espiritual da pessoa, através de uma conduta ética e na eventual reincarnação para níveis mais elevados da existência.
a meditação budista é baseada em si mesmo e em encontrar a paz interior. Os budistas não acreditam em um Deus pessoal, a não ser que "Deus signifique a verdade, a realidade final de todas as coisas, sendo o próprio universo"
O budismo tomou-se popular nos últimos anos devido à revelação de que um grande número de artistas famosos é budista.