Senryu (川 柳 Willow River?) É uma forma curta de poesia japonesa semelhante ao haicai em construção: três linhas com 17 frutos no total. Mas não contem kigo Senryu (referência à estação para a qual está escrito), e aborda questões de natureza ou as estações do ano, mas centra-se na existência humana, incluindo muitas vezes humor negro e cinismo sobre as misérias mundano, esse toque de humor também está presente no haiku.
Senryu
poesia semelhante ao haicai em construção: três linhas com 17 ou menos total de Morae (ou " sobre ", freqüentemente traduzido como sílabas , mas veja o artigo sobre onji para distinções). Senryu tendem a ser sobre as fraquezas humanas enquanto haiku tendem a ser sobre a natureza, e Senryu são muitas vezes cínico ou humor negro, enquanto haiku são mais graves. Ao contrário de haiku, Senryu não incluem um kireji (palavra de corte), e geralmente não incluem um kigo , ou temporada palavra.
Forma e conteúdo
Senryu é nomeado após período Edo haikai poeta Senryu Karai (柄井川柳, 1718-1790), cuja coleção Haifūyanagidaru (诽风柳多留 ? ) lançou o gênero na consciência pública. Um exemplo típico da coleção:
泥棒を
捕えてみれば
我が子なり
Dorobo wo
toraete mireba
wagako nari
(O assaltante,
quando eu pegar,
meu próprio filho)
Este Senryu, que também pode ser traduzido como "Catching ele / você vê o ladrão / é o seu filho," não é tanto uma experiência pessoal do autor como um exemplo de um tipo de situação (fornecida por um pequeno comentário chamado de maeku ou frente-verso, que geralmente prefácios uma série de exemplos) e / ou a uma versão breve ou espirituoso de um incidente da história ou as artes (teatro, canções, contos, poesia, etc.) Neste caso, houve um incidente histórico de proporções legendárias.
Alguns saia Senryu a linha entre haiku e Senryu. O Senryu seguinte por Shuji Terayama copia a estrutura haiku fielmente, até uma gritante kigo , mas em uma inspeção mais próxima é absurda em seu conteúdo:
かくれんぼ
三つ数えて
冬になる
kakurenbo
mittsu kazoete
fuyu ni naru
(Esconde-esconde
Conte até três
O inverno vem)
Terayama, que escreveu sobre o jogo de esconde-esconde no cemitério como uma criança, pensou em si mesmo como o fora um estranho, aquele que sempre foi "ele" em esconde-esconde. Na verdade, o haicai original incluía o tema "oni" (o "ele" em japonês é um demônio, embora em algumas partes uma criança muito jovem forçado a jogar "ele" foi chamado de " lesma do mar "(namako)). Para ele, ver um jogo de esconde-esconde, ou recordando-lo como ele ficou frio seria uma experiência arrepiante. Terayama também pode ter se lembrado de abrir os olhos e vendo-se sozinho, sentindo o frio mais intenso do que ele fez um minuto antes entre as outras crianças. De qualquer forma, qualquer experiência verdadeiramente pessoal seria haiku e não Senryu no sentido clássico. Se você acha poema Terayama usa um jogo de criança para expressar na metáfora hiperbólica como, em retrospecto, a vida é curta, e nada mais, então isso realmente funcionar como um Senryu. Caso contrário, é um haiku de boa-fé. Há também a possibilidade de que ele é uma piada sobre o jogo de esconde-esconde, apenas para perceber (inverno ter chegado durante os meses passou escondido) que ninguém quer encontrá-lo.
Senryu ,publicações de língua Inglês
Na década de 1970, Michael McClintock Boi Vidente editado: American Senryu Magazine. Em 1993, Michael Welch Dylan editado e publicado Fig Newtons:. Senryu to Go, a primeira antologia de Inglês de língua Senryu [1]
- Jornal de Senryu e Kyoka, é editada por Liam Wilkinson e Boynton Bruce.Podar suco
Além disso, pode-se encontrar regularmente artigos Senryu e afins em algumas publicações haiku. Por exemplo:
Senryu aparecem regularmente nas páginas do Haiku Moderna, Frogpond, Tundra e revistas haiku outros, muitas vezes, não segregado do haiku.
Senryu prêmios
O Haiku Society of America detém o anual Gerald Brady Memorial Award para melhor Senryu inédito. [2]
Desde cerca de 1990, os Poetas Haiku do norte da Califórnia foi executado um concurso Senryu, como parte de sua San Francisco International Haiku e Concurso Senryu. [3]
-------------------------------------------------------------------------------------------------